"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças"

Charles Darvin

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Atividade de revisão

01. Escrevendo-se que durante a etapa fotoquímica da fotossíntese houve:

I. fotólise da água
II. redução do NADP a NADPH
III. fotofosforilação do ATP que passa a ADP
IV. desprendimento de oxigênio

Foi cometido erro:

a) na I e na II
b) na III apenas
c) na II e na III
d) na II, na III e na IV
e) na II apenas


02. A equação que melhor representa a etapa fotoquímica da fotossíntese é:

a) CO2 + H2O ® (CH2O) + O2
b) 6 CO2 + H2O ® C6H12O6 + 6 O2
c) 2 H2O + 2 X ® 2 H2X + O2 (X – aceptor de hidrogênio)
d) C6H12O6 + 6 O2 ® 6 CO2 + 6 H2O
e) CO2 + 2 H2O ® (CH2O) + H2O + O2


03.
 (CESGRANRIO) O esquema representa um cloroplasto. A propósito desse esquema são feitas três afirmações:
               
I. É nas lamelas que se processa a fase luminosa da fotossíntese.
II. É no estroma que se processa a síntese final da glicose.
III. A seta 1 indica gás carbônico e a seta 2, oxigênio.

Assinale:

a) se somente I for verdadeira
b) se somente I e II forem verdadeiras
c) se somente II e III forem verdadeiras
d) se somente I e III forem verdadeiras
e) se I, II e III forem verdadeiras


04.
 Na fotossíntese, há separação da água em seus componentes (oxigênio e hidrogênio) e posterior formação de carboidratos, por ligação do hidrogênio com o dióxido de carbono. Sabe-se que a cada molécula de carboidrato que se forma, libertam-se 6 moléculas do oxigênio. Sabe-se, também, que todo o oxigênio libertado provém da água. Diante disso, diga qual é a equação que representa a fotossíntese:

a) 6 CO2 + 6 H2O ­® C6H12O6 + 6 O2
b) C6H12O6 + 6 O2 ­® 6 CO2 + 6 H2O
c) 6 CO2 + 12 H2O ­® C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2
d) C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2 ® 6 CO2 + 12 H2O
e) C6H12O6 + 6 O2 ­® 2 C6H12O6 + 2 CO2


05. A fotossíntese libera para a atmosfera:

a) o oxigênio oriundo da água;
b) o oxigênio proveniente do gás carbônico;
c) o gás carbônico proveniente da respiração;
d) o vapor d’água absorvido pela luz;
e) o gás carbônico e o oxigênio provenientes da respiração.






06. Em uma experiência sobre fotossíntese, acrescentou-se ao meio onde viviam clorofíceas unicelulares, uma substância que inibe a redução das coenzimas NADP. Que letra da tabela indica os resultados prováveis dessa experiência?


CONSUMO DE CO2
LIBERAÇÃO DE O2
a)
inalterado
inalterado
b)
diminui
aumenta
c)
cessa
cessa
d)
inalterado
cessa
e)
cessa
inalterado

  
07. Durante a fase fotoquímica da fotossíntese formam-se duas substâncias transportadoras de energia: NADPH2 e ATP. A energia desses compostos será utilizada na fase química do processo, para formação do açúcar a partir do dióxido de carbono. A produção de ATP e NADPH2 ocorre por processo, respectivamente, de:

a) fotólise e hidrólise
b) oxidação e redução
c) transaminação e descarboxilação
d) oxirredução e oxirredução
e) fotofosforilação e redução


08. (UFGO) Na fotossíntese, ocorrem vários fenômenos importantes, com exceção de:

a) absorção de luz pelas clorofilas e conversão de energia luminosa em energia química;
b) redução de CO2 pelos hidrogênios provenientes da água;
c) libertação de O2 proveniente da lise do dióxido de carbono;
d) síntese de ATP, utilizando-se luz;
e) fotofosforilação e redução.


09. (FUVEST) O gás carbônico e o oxigênio estão envolvidos no metabolismo energético das plantas. Acerca desses gases pode-se dizer que:

a) o oxigênio é produzido apenas à noite;
b) o oxigênio é produzido apenas durante o dia;
c) o gás carbônico é produzido apenas à noite;
d) o gás carbônico é produzido apenas durante o dia;
e) o oxigênio e o gás carbônico são produzidos dia e noite.


10. (FUND. CARLOS CHAGAS) Considere as seguintes etapas da fotossíntese:

I. redução do NADP
II. fotólise da água
III. síntese de glicose
IV. participação do CO2 na fase puramente química.

A ordem em que ocorrem essas etapas é:

a)      I – II – III – IV
b)      II – I – IV – III
c)      II – IV – I – III
d)      II – I – III – IV
e)      IV – III – II – I

Resolução: 

01. B
02. C
03. B
04. C
05. A
06. E07. E08. C09. B10. B



domingo, 10 de abril de 2011

Você Sabia??

Porque soluçamos?


O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma, um fino músculo que separa o tórax do abdômen e que, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Seus movimentos de contração e relaxamento permitem que inspiremos e expiremos o ar e são controlados pelo nervo frênico, situado logo acima do estômago. Os incômodos do soluço  surgem a partir de uma irritação do nervo frênico, cujas causas podem ser diversas (distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal, como sauna seguida de ducha gelada; ingestão de bebidas alcoólicas; ou até mesmo gargalhadas). Quando ele fica ou sensibilizado, envia uma mensagem para o diafragma se contrair, o que dispara o soluço.
O característico barulhinho "hic, hic" surge quando ocorre fechamento súbito da glote (abertura superior da laringe, onde se localizam as cordas vocais), produzindo vibração nas cordas vocais.

sábado, 9 de abril de 2011

Núcleo - Assunto Novo

O núcleo é uma estrutura característica dos eucariontes, na qual estão os genes, responsáveis pelo controle das atividades celulares e pelas características hereditárias  dos organismos. Os conhecimentos sobre a sua função permitiram o desenvolvimento de uma nova e polêmica tecnologia: a clonagem.

Nos eucariontes o material genético, chamado de cromatina, é formado por um conjunto de filamentos separado do citoplasma pela membrana nuclear. A parede dessa membrana é dupla e cheia de poros, pelos quais ocorre troca de material entre o núcleo e o citoplasma. A cromatina está mergulhada no nucleoplasma ou cariolinfa, líquido semelhante ao hialoplasma (figura 1.1)
Figura 1.1

No núcleo pode haver um ou mais nucléolos, estruturas nas quais o RNA que forma o ribossomo (RNA - ribossomial ou ribossômico) é sintetizado sob o comando do DNA. Esse RNA  se junta a proteínas que vêm do citoplasma e forma as subunidades precursoras dos ribossomos, que serão exportadas para o citoplasma. Por isso os nucléolos das células que produzem muita proteína são bem desenvolvidos, além de haver muitos poros na membrana nuclear, pois ocorre muita imigração das unidades precursoras dos ribossomos do núcleo para o citoplasma.

Cromatina


Cada filamento de cromatina é composto de uma molécula de DNA enrolada em proteínas, chamadas de histonas. Ao microscópio eletrônico o emaranhado de filamentos aparece muito interrompido, o que dá a impressão de uma fina granulação.
Os filamentos apresentam regiões mais claras, onde a cromatina, menos condensada (fios desenrolados), é denominada eucromatina, e outras mais escuras, com a cromatina mais condensada (fios enrolados), a heterocromatina (figura 1.2).
Figura 1.2

A eucromatina corresponde a uma região do DNA em que os genes estão ativos, orientando a síntese de RNA e de proteínas. Por isso ela está desenrolada, o que permite ao material genético apresentar grande superfície de contato com as enzimas e com o material necessário à síntese de proteínas. As regiões da heterocromatina correspondem a genes inativos ou desligados, uma vez que o DNA não tem, nesse caso, uma boa superfície de contato com as substâncias dissolvidas no nucleoplasma e necessárias ao comando da síntese de proteínas. As diferenças entre as células de um indivíduo (células epiteliais e nervosas, por exemplo) devem se aos diferentes grupos de genes em atividade nessas células.

Primeiras evidências da função do núcleo


A importância do núcleo para a célula pode ser verificada analisando o que acontece quando se retira o núcleo de uma ameba - processo chamado de anucleação ou enucleação - ou quando se corta esse organismo em várias partes (merotomia). Embora conserve por algum tempo as funções de digestão, excreção e catabolismo, a parte sem núcleo morre porque não consegue renovar suas enzimas, crescer e se reproduzir, uma vez que não é capaz de sintetizar proteínas (o RNA que controla a síntese de proteínas dura pouco tempo e mais RNA tem de ser sintetizado periodicamente pelo DNA do núcleo). O núcleo isolado do citoplasma também morre, pois deixa de receber energia da respiração celular. A parte com núcleo geralmente sobrevive. (figura 1.3)

Figura 1.3

Outros experimentos feitos na década de 1930 com a alga unicelular acetabulária mostraram que o núcleo produz substâncias que determinam certas estruturas da alga.
Hoje esses experimentos têm apenas valor histórico, pois se sabe que o DNA situado no núcleo comanda a síntese de proteínas por intermédio do RNA e essas proteínas controlam o metabolismo das células.



Fonte: Livro Biologia - Série Brasil ( Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder)

sábado, 2 de abril de 2011

Vídeo - Fotossíntese

Acredito que ver vídeos sobre o assunto estudado é bastante produtivo, por isso, colocarei sempre vídeo interessantes aqui no Blog, espero que vocês deixem a preguiça de lado e parem 3 minutos do seu dia para assistir. :D

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Fotossintese : Esquema do dia 1 de abril.

Fotossintese 

- Consiste num conjunto de reações químicas através dos quais o C02 + H2O, a água e a energia luminosa são transformadas em glicose oxigênio.

          Equação

C02 + H2O --Luz luminosa + Clorofila--> C6H12O6 + O2

         Importância

- É a fonte primária de toda a energia metabólica.
- Síntese de carboidratos
- Circulação de carbono e oxigênio.
        
         Fatores que influem na fotossintese

-Luz                                                                     Obs: Radiações vermelhas e azuis são as mais absorvidas.
- Temperatura                                                               Radiações verdes e amarelas as menos absorvidas.  
- Concentração de CO2
- Ponto de compensação fotóptica 

       Esquema Geral da fotossintese

1- Fase luminosa ou etapa fotoquímica Local : Grama 

{ Fosforilação Cíclica  
{ Fosforilação acíclica

       Fotólise da água

2- Fase escura ou etapa Química Local : Estroma

{ Fixação de CO2
{ Síntese de açucares