"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças"

Charles Darvin

domingo, 31 de julho de 2011

Reciclem ...

Curiosidade: Você sabia que muitos produtos levam muitos anos para serem absorvidos pelo meio-ambiente? Veja abaixo uma relação das substâncias e o tempo que elas levam para serem absorvidas no solo.

· Papel comum: de 2 a 4 semanas 
· Cascas de bananas: 2 anos 
· Latas: 10 anos 
· Vidros: 4.000 anos 
· Tecidos: de 100 a 400 anos 
· Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos 
· Couro: 30 anos 
· Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos 
· Cordas de náilon: de 30 a 40 anos 
· Chicletes: 5 anos 
· Latas de alumínio: de 80 a 100 anos

Diga não!

Para quem é a favor do aborto:

Você já se imaginou no lugar de uma criança que está no ventre da mãe?
Já se imaginou morrendo aos poucos, com suas pernas e seus braços sendo arrancados, sua cabeça partindo ao meio e sendo puxada por uma pinça?
Já imaginou que você, dentro do ventre de sua mãe, esperando o momento tão esperado de nascer, formando ainda os detalhes do rosto, das unhas, e tudo isso de repente acabando por causa de um chá ou uma pílula?

Pois imagine tudo isso e analise novamente se você é a favor do aborto.
Antes eu era a favor do aborto em caso de estupro, mas mudei de opinião, porque eu só pensava no que a criança poderia causar na vida da mãe, como aumentar o trauma, ou a criança não ser amada, essas coisas. Porém a criança não é culpada de nada, existe mulheres que sonham em ter filhos e não podem, sonham em ter a barriga de grávida e não podem.
Não sejam a favor do aborto, sejam a favor do uso de preservativos, do uso de pilulas anti-concepcionais, de métodos que evitem a gravidez e não que acabem com ela. 

E para quem pensa que o aborto não causa dor no feto, médicos já comprovaram que os fetos sentem dor sim, mas quem vai ligar para a dor de um ser que não pode ainda nem pedir socorro não é mesmo?

E para quem ainda é a favor do aborto, achei um vídeo fortíssimo, mostrando como é o procedimento do aborto:


http://www.dailymotion.com/video/xf5fpz_video-real-de-um-aborto_webcam

Triste realidade

Enquanto você lê esta postagem, mais de 100 mulheres no mundo estão abortando neste exato minuto.


O que é o ABORTO? 
O aborto é a morte de uma criança no ventre de sua mãe produzida durante qualquer momento da etapa que vai desde a fecundação (união do óvulo com o espermatozóide) até o momento prévio ao nascimento.


Quais os tipos de aborto?

  • Aborto espontâneo: aborto devido a uma ocorrência acidental ou natural. A maioria dos abortamentos espontâneos são causados por uma incorreta replicação dos cromossomos e por fatores ambientais. Também por ser denominado aborto involuntário ou casual.
  • Aborto induzido: aborto causado por uma ação humana deliberada. Também é denominado aborto voluntário ou procurado, ou ainda, interrupção voluntária da gravidez. O aborto induzido possui as seguintes subcategorias:
    • Aborto terapêutico
      • aborto provocado para salvar a vida da gestante
      • para preservar a saúde física ou mental da mulher
      • para dar fim à gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou associados com enfermidades graves
      • para reduzir seletivamente o número de fetos para diminuir a possibilidade de riscos associados a gravidezes múltiplas.
    • Aborto eletivo: aborto provocado por qualquer outra motivação.


Como ocorre o aborto?



  Por envenenamento salino
Extrai-se o líquido amniótico dentro da bolsa que protege o bebê. Introduz-se uma longa agulha através do abdômen da mãe, até a bolsa amniótica e injeta-se em seu lugar uma solução salina concentrada. O bebê ingere esta solução que lhe causará a morte em 12 horas por envenenamento, desidratação, hemorragia do cérebro e de outros órgãos.
Esta solução salina produz queimaduras graves na pela do bebê. Algumas horas mais tarde, a mãe começa "o parto" e da a luz a um bebê morto ou moribundo, muitas vezes em movimento.
Este método é utilizado depois da 16o semana de gestação.

- Por Sucção
Insere-se no útero um tubo oco que tem uma ponta afiada. Uma forte sucção (28 vezes mais forte que a de um aspirador doméstico) despedaça o corpo do bebê que está se desenvolvendo, assim como a placenta e absorve "o produto da gravidez" (ou seja, o bebê), depositando-o depois em um balde. O abortista introduz logo uma pinça para extrair o crânio, que costuma não sair pelo tubo de sucção. Algumas vezes as partes mais pequenas do corpo do bebê podem ser identificadas. Quase 95% dos abortos nos países desenvolvidos são realizados desta forma.

- Por Dilatação e Curetagem
Neste método é utilizado uma cureta ou faca proveniente de uma colher afiada na ponta com a qual vai-se cortando o bebê em pedaços com o fim de facilitar sua extração pelo colo da matriz. Durante o segundo e terceiro trimestre da gestação o bebê é já grande demais para ser extraído por sucção; então utiliza-se o método chamado dilatação e curetagem.
A cureta é empregada para desmembrar o bebê, tirando-se logo em pedaços com ajuda do fórceps. Este método está se tornando o mais usual.

- Por "D & X" às 32o semanas
Este é o método mais espantoso de todos, também é conhecido como nascimento parcial. Costuma ser feito quando o bebê se encontra já muito próximo de seu nascimento. Depois de ter dilatado o colo uterino durante três dias e guiando-se por ecografia, o abortista introduz algumas pinças e agarra com elas uma perninha, depois a outra, seguida do corpo, até chegar aos ombros e braços do bebê. Assim extrai-se parcialmente o corpo do bebê, como se este fosse nascer, salvo que deixa-se a cabeça dentro do útero. Como a cabeça é grande demais para ser extraída intacta; o abortista, enterra algumas tesouras na base do crânio do bebê que está vivo, e as abre para ampliar o orifício. Então insere um catéter e extrai o cérebro mediante sucção.
Este procedimento faz com que o bebê morra e que sua cabeça se desabe. Em seguida extrai-se a criatura e lhe é cortada a placenta.

- Por Operação Cesárea
Este método é exatamente igual a uma operação cesárea até que se corte o cordão umbilical, salvo que em vez de cuidar da criança extraída, deixa-se que ela morra. A cesárea não tem o objetivo de salvar o bebê mas de matá-lo.

- Mediante Prostaglandinas
Esta droga provoca um parto prematuro durante qualquer etapa da gravidez. É usado para levar a cabo o aborto à metade da gravidez e nas últimas etapas deste. Sua principal "complicação" é que o bebê às vezes sai vivo. Também pode causar graves danos à mãe. Recentemente as prostaglandinas foram usadas com a RU- 486 para aumentar a "eficácia" destas.

- Pílula RU-486
Trata-se de uma pílula abortiva empregada conjuntamente com uma prostaglandina, que é eficiente se for empregada entre a primeira e a terceira semana depois de faltar a primeira menstruação da mãe. Por este motivo é conhecida como a "pílula do dia seguinte". Age matando de fome o diminuto bebê, privando do de um elemento vital, o hormônio progesterona. O aborto é produzido depois de vários dias de dolorosas contrações.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Você sabia?

Usar calça apertadinha pode estar na moda entre os homens, porém é um perigo para a saúde masculina. O uso da calça apertada aumenta a temperatura da bolsa escrotal e com isso causa infertilidade. 
Lembra da música do É o Tchan? " Pau que nasce torto nunca se endireita"   
Os homens que gostam de usar esses tipos de calças correm o risco do pênis ficar torto, mas não é só calça que deixa o pênis com esse problema, cuecas box também pode causar esse problema. 

O pênis flácido dentro de uma calça apertada não oferece muito perigo. O problema é se o homem tiver uma ereção, como explicar Paulo Egydio. “Existem casos de homens que sofreram lesões ao namorar, em que ficaram se esfregando nas parceiras com o pênis ereto e mal posicionado [para o lado] dentro da calça.”

Para as mulheres, homens de calça apertada e cueca box é uma sensação, mas vocês (homens)  preferem ter o pássaro torto ou dar uma de Leo Santana?  
Fica a dica!




Lairis Goes

O que eu faço?

Eu, Lairis Goes, sou apaixonada pela biologia, e por isso, não vejo outra área para fazer faculdade que não seja ciências biológicas. Eu penso: sigo pelo dinheiro, ou por fazer algo que eu gosto?   E só tenho uma resposta, fazer pelo que eu gosto. Acredito que todos deveriam pensar assim, pois vemos médicos ignorantes, e que não respeitam a vida e a segurança do ser por causa de dinheiro, um profissional bom é um profissional que gosta do que faz! Então, se você está com dúvida no que vai fazer, pense primeiro em qual área você mais se encaixa.   ;)

Links de testes vocacional:

http://www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm

http://www.guiadacarreira.com.br/teste-vocacional/

Vídeos Educativos

Olá galera, 2º semestre no Colégio Guadalupe e continuamos com o trabalho do Blog, porém contamos com a participação de todos, com visitas, comentários e sugestões. Assistir vídeos sobre determinado assunto ajuda a facilitar o entendimento, por isso, estarei sempre postando vídeos para quem gosta de Biologia e quem está estudando também.  Obrigado pela atenção! 




Esses dois vídeos são espetaculares, bem explicado e com órgãos naturais: 



Lairis Goes

Assunto Novo - Sistema Reprodutor Masculino

Introdução

O sistema reprodutor masculino compreende os órgãos genitais externos (genitália externa) e os órgãos localizados no interior do corpo. A genitália externa é formada pelo pênis e pelo saco escrotal.

Pênis

Órgão copulador masculino que possui em seu interior três cilindros de tecido esponjosos (os corpos cavernosos), formado por veias e capilares sanguíneos modificados. Os corpos cavernosos ao se encher de sangue provocam a ereção do pênis. A região anterior do pênis forma a glande ( a "cabeça"), onde a pele é fina e apresenta muitas terminações nervosas, o que determina grande sensibilidade à estimulação sexual. A glande é recoberta por uma prega protetora de pele chamada prepúcio, às vezes removida cirurgicamente por meio da circuncisão.

Saco Escrotal

Ou escroto, é uma bolsa de pele situada abaixo do pênis, dentro do qual se aloja o par de testículos, que são as gônadas masculinas. Os testículos permanecem a uma temperatura de 2 a 3ºC, inferior a temperatura corporal, o que é necessário para que os espermatozóides se formem normalmente. Homens que apresentam os testículos embutidos na cavidade abdominal, anomalia (criptorquidia), não formam espermatozóides, sofrendo esterilidade temporária.
Sistema reprodutor masculino.
Os órgãos reprodutores masculinos internos são os testículos, os dutos condutores de espermatozóides (dutos deferentes, duto ejaculador e uretra) e as glândulas acessórias (vesículas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais).

Testículos

É o órgão onde se formam os espermatozóides. É constituído por tubos finos e enovelados (os tubos seminíferos), e por camadas envoltórias de tecido conjuntivo. A espermatogênese (ou formação de espermatozóides), ocorre por diferenciação e meiose de células localizadas na parede interna dos túbulos seminíferos. Entre os túbulos, localizam-se as células intersticiais (ou células de Leydig), cuja função é produzir testosterona, o hormônio sexual masculino.

Espermatogênese

Ocorre na parede dos túbulos seminíferos pela diferenciação de células espermatogônicas, onde estas, a partir da puberdade, passam a se multiplicar e vão se transformando em espermatócitos primários, cada um destes, origina dois espermatócitos primários, que sofre a segunda divisão meiótica e originam, cada um, duas espermátides que se diferenciam em espermatozóides. Os espermatozóides recém-formados caem na cavidade interna dos túbulos seminíferos e passam a se deslocar passivamente em seu interior, devido as contrações das paredes dos túbulos e do fluxo de líquido presente dentro deles.
Dois espermatozóides.

Epidídimo

É um enovelado localizado sobre o testículo em comunicação direta com os túbulos seminíferos. Os espermatozóides recém-formados passam para o epidídimo, onde terminam sua maturação e ficam armazenados até sua eliminação durante o ato sexual.

Vasos Deferentes

São dois tubos musculosos que partem dos epidídimos e sobem para o abdome, contornando a bexiga. Sob a bexiga, os vasos deferentes provenientes de cada testículo se fundem em um único tubo, o duto ejaculador, que desemboca na uretra.

Uretra

A uretra é um duto comum aos sistemas reprodutor e urinário do homem. Ela percorre o interior do pênis, abrindo-se para o exterior na extremidade da glande.

Vesículas Seminais

São duas glândulas que produzem um líquido nutritivo, o fluído seminal, que contêm o açúcar frutose, cuja função é nutrir os espermatozóides. Sua secreção é lançada no duto ejaculatório e constitui cerca de 60% do volume total do fluído eliminado durante o ato sexual. A vesícula também secreta prostaglandinas.

Próstata

A próstata é a maior glândula acessória do sistema reprodutor masculino. Sua secreção é viscosa e alcalina; tem por função neutralizar a acidez da urina residual acumulada na uretra e também a acidez natural da vagina. A próstata envolve a porção inicial da uretra, onde lança sua secreção através de uma série de pequenos dutos.

Glândulas Bulbouretrais

Durante a excitação sexual, elas liberam um líquido cuja função ainda não é muito bem conhecida. Acredita-se que a secreção destas glândulas contribua para a limpeza do canal uretral antes da passagem dos espermatozóides.

Ejaculação

No clímax do ato sexual, o esperma ou sêmen, constituído pelos espermatozóides e pelas secreções das glândulas acessórias, é expulso do corpo por contrações rítmicas da parede dos dutos espermáticos. A eliminação dos espermatozóides é chamada ejaculação.



Mais em: http://www.webciencia.com/11_31masculino.htm#ixzz1SDG5C4YI




Lairis Goes